quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Entrevista para Revista Raça em julho de 2008

1- Há quanto tempo você está envolvido com a Black Music e o que a levou a entrar nesse ritmo?

Hannah : Profissionalmente em 1993 eu já participava cantando em eventos Black do Rio de Janeiro junto com grupos como As Damas do Rap, As Sublimes, Ebony Vox e muitos outros. O estilo que faço é uma fusão do R&b com o Rap , gravei meu primeiro cd( Intuitiva ) em 1999 de forma independente e depois vendi a máster para a gravadora Abril Music.Componho desde os 7 anos de idade e não foi exatamente uma escolha compor e cantar musicas desses estilos e sim foi uma conseqüência natural pois desde a minha primeira infância que me ligo em cantoras de R&b , grupos como jackson five, earth Wind and fire e posteriormente a grupos de rap como Public enemy, Run DMC , Sugar Hill Gang...Cantoras como a Sandra de Sá, Donna Summer, Alcione , Whitney Houston ...E quando surgiram grupos femininos como o TLC , Mary J Blidge, Mariah Carey trazendo para o R& b elementos do Rap me identifiquei demais

2 Quem são seus Ídolos?( Djs cantores, grupos?)

Hannah : Vix ...isso de ídolos é complicado pois admiro muitos artistas entre cantores de rap e R&b e produtores também tanto da velha como da nova escola e a lista seria interminável. Mas posso começar citando nomes como Quincy Jones, Aretha Franklin, Stevie Wonder, Marvin Gaye...Sandra de Sá , Rachelle Ferrell, Alcione, Public Enemy, , Dark Child e muitos outros .
Especialmente com a Sandra de Sá viví um momento muito especial que foi quanto ela me convidou para uma participação especial em seu show. Mal pude acreditar pois sou muito fã e tenho a Sandra como referencia mesmo. Depois disso fizemos nossa primeira composição juntas .

3-Na sua opinião o que levou a Black Music a crescer tanto? Por que?

Hannah :Entendo Black Music como um termo muito amplo( Musica Preta) . As pessoas normalmente usam esse termo se referindo apenas ao R&b, Soul , Funk , Rap...mas para mim esse termo inclui todo e qualquer estilo de musica Negra como o Samba, o Reggae, Ragga e até mesmo o Rock, a Dance Music , Maracatu, o Afoxé enfim... Porque que a musica que veio da Africa se espalhou pelo mundo criando estilos diferentes nos diversos paises para onde nossos anscestrais foram levados. Vale lembrar também que a musica Negra alem de melódica é rica em ritmos e que vários estilos de dança surgiram também a partir dos movimentos naturais do Povo Negro. Não há como parar o crescimento de algo que é Cultural ,sendo assim, acredito que a melhor resposta para essa pergunta seria a de que a musica Negra cresce no mundo por ser verdadeira e por trazer em seus acordes, melodias, ritmos e rimas e também na dança a história verdadeira de um povo e a herança de seus anscestrais.


4-O que há de novo na Black Music mundial, qual a sua visão, o que está mudando?

Hannah :A evolução é constante e com isso as mudanças também são. Sem duvida a musica negra com seus diferentes estilos tem como caracteristica o poder de se misturar sim a outros estilos de musica, como por exemplo a musica clássica ,sem perder suas características e sua essência.Ja faz algum tempo que venho notando elementos da musica erudita sendo usados em arranjos de R&B e também do Rap. Acho maravilhosa essa soma! Vale ressaltar também a troca de influencias entre os diferentes estios de musica negra. Todos sabem que o Rap surgiu tendo como inspiração a musica Funk, e o R&b mas poucos falam sobre a influencia posterior que o mesmo exerceu sobre o R&b quando artistas do gênero como Mary J Blidge , Mariah Carey etc.. passaram a produzir seus discos com produtores de rap e como quando o cantor R Kelly seguido de Usher e alguns outros criaram uma forma de cantar nitidamente influenciada pela rima. R Kelly na minha opinião inovou o R&b quando passou a cantar de forma dividida como se faz na rima acrescentando porem diferentes notas enquando pronuncia as palavras. Depois dele artistas como Usher , Mariah Carey e outros também passaram a compor musicas assim.


5-Compare a Black Music americana com a brasileira. Existe muita diferença? Estamos entrando no Ritmo?

Hannah : Depende de que tipo de ritmo você se refere.Pois ritmicamente na minha opinião somos mais ricos do que os americanos .Temos o samba, o maracatu..enfim uma infinidade de outros ritmos que nos conferem uma riqueza enorme! Alem disso o Brasil é um pais que tem uma incrível capacidade de absorver o que vem de fora e tranformar em algo totalmente novo e diferente. O nosso Rap é brasileiro e diferente do deles pois falamos sobre nossas questões e também incluímos nossa ginga nas divisões rítmicas tanto das rimas quanto das bases musicais também.. Isso também acontece na Soul Music Brasileira pois o brasileiro aborve e transforma.
Mas acho que talvez voces se refiram ao ritmo do mercado e da quantidade das produções não é ? E é ai que devido ao fato dos Negros norte americanos terem alcançado maior ascenção social , nós acabamos ficando pra trás. Eles lançam mais artistas, mais vídeos mais filmes etc e com isso acabam se tornando referencia maior para nós especialmente para os jovens que somente absorvem o que chega através do rádio e da tv. Acho importante que tenhamos consciência disso para que não nos frustremos e saibamos que devemos nos auto-valorisar procurando literalmente mesmo conhecer cada vez mais os representantes da musica negra brasileira pois é fato inquestionável que a industria aqui nunca esteve a nosso favor. Precisamos nos conhecer para que possamos nos reconhecer e com isso também sermos reconhecidos! Portanto busquem!

HL

Um comentário:

Felipe disse...

Muito bom...
Com certeza a influência que vem da radio/TV é enorme e muitas vezes acaba desfocando.

Parabens pela entrevista Hannah.