sábado, 22 de novembro de 2008

Seminario Hutuz dia 20 de novembro de 2008

Seminário Hutúz combate o preconceito contra as mulheres
Encontro ressalta a importância da propagação dos direitos femininos

A segunda mesa de debates do Seminário Hutúz 2008, que aconteceu nesta quinta-feira (20/11), com o tema “Elas, do Carnaval ao Hip Hop – Pela Valorização da Mulher Brasileira”, foi um momento de militância feminina. Mediada pela rapper Hannah Lima, uma das atrações do Hutúz Rap Festival, a discussão também contou com a participação da deputada federal Marina Maggessi e da modelo e atriz Quitéria Chagas.


A Deputada Federal Marina Maggessi, Hannah Lima e a modelo e Atriz Quiteria Chagas


Uma das questões que norteou o debate foi o fato de que a sociedade, de modo geral, ainda é preconceituosa em relação à presença das mulheres no mercado de trabalho, seja ele convencional ou artístico. Segundo Marina Maggessi, a mulher deve buscar desenvolver o seu trabalho da melhor maneira possível. “É fazer as coisas de acordo com sua disposição e força de vontade” – ressaltou a deputada. E acrescentou: “Nunca aceitei o papel de vítima. Isso é o que me impulsiona a alcançar meus objetivos”.




Para Quitéria Chagas, as mulheres são estigmatizadas: “Para algumas pessoas, uma mulher mais agressiva, com mais pulso, é ‘sapatão’; e quando ela faz parte do carnaval e vira símbolo sexual, ‘só tem bunda’” – afirmou. Ela terminou sua fala dizendo: “Quando você tem certeza daquilo que você quer fazer, não há preconceito que te derrube”.


Rapper Hannah Lima

Ao final do debate, todas chegaram a uma conclusão: Seja no Samba, no Hip Hop ou na Política, o importante é continuar o processo de propagação dos direitos femininos em relação à sociedade, pois é esse o primeiro passo para a diminuição do preconceito.






Por: Filipi Santos
Fotos: Aline Souza

Nenhum comentário: